quarta-feira, 5 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DE LEITURA E ESCRITA

PRISCILA F.PORFÍRIO  (CURSISTA)


Meu contato com a leitura foi e tem sido muito boa. Quando era pequena,  minha mãe contava histórias diversas para dormir; ela adorava ler. Entrei na escola com 3 anos, mas aprendi a ler aos cinco. Meu primeiro livro foi uma coleção do ABC que ganhei de meu pai, eu li tantas vezes e tinha tantas cores. Na adolescência a minha literatura mudou e comecei a frequentar o velho armário amarelo da mamãe, nele continha enciclopédias, livros de inglês, corpo humano, receitas, plantas medicinais...ah nesse eu me deliciava, e os meus preferidos Sabrina, Bárbara e outros. Eu viajava nesses livros, sonhando com aqueles homens maravilhosos; ficava lendo em cima do muro ou do telhado, lia, lia, viajava, sonhava e assim chegava a noite enquanto eu observava as estrelas. Na minha pré-adolescência eu comecei a escrever em diários e em livros, eram histórias bobamente conflitantes, mas era bom para expressar os meus medos. Ficava fazendo companhia para a bibliotecária, nem lembro quem era, afinal elas não eram de muita conversa. Mas dentro dos livros eu encontrava outro mundo outra realidade e outras verdades. Chegando na reta final de adolescência, foi brotando em meu coração o desejo de fazer Jornalismo ou Letras. Bem... fiquei com Letras. Tudo foi mudando, meus gostos,  opinião e o gênero literário. Na faculdade,muitas vezes é imposto a leitura de alguns livros, fui redescobrindo, e gostando da literatura brasileira, da qual meus professores de ensino médio tentaram falar; descobrindo a literatura estrangeira; de alguns amava, de outros achava escrachado demais e assim fui lendo por gosto e outros por desgosto, mas sempre com um livrinho na mão. Quando vou viajar, sempre carrego um livro dentro da bolsa,  às vezes chego a ler dois ao mesmo tempo e outras leio mais de uma vez. Aprendi muita coisa com a leitura e conheci vários lugares também, e minha maior inspiração é minha mãe...sempre com um livro na mão. Minha primeira indagação foi : "O que tanto ela lê?" . E assim estou até hoje, me deliciando. Muitas vezes, nossos    alunos fazem o mesmo, perguntando "  Que é que esses alunos tanto leem?". Criticando os que leem, e quando os leitores começam a falar de suas experiências, eles vem chegando,devagarzinho....  é um jornal, é um gibi ,  é livro abrindo a porta do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário